Buscar
  • Intervix telecom

Qual a velocidade de internet ideal?



Como escolher a velocidade de internet banda larga ideal

Na hora de escolher um plano de internet banda larga muitas pessoas têm dúvidas sobre qual a melhor velocidade para a sua casa. 


O que você mais usa?

Leve em consideração o perfil de consumo de todos as pessoas da residência.

É importante refletir sobre os aspectos mais importantes para você e observar como é a sua rotina ao usar a internet, por exemplo: assistir muitos vídeos por streaming, jogar com frequência ou trabalhar de forma remota, são hábitos que devem ser levados em consideração.


Pensando nisso, podemos classificar os usuários de internet em três perfis:

Básico =  Entre 1MB a 5MB por usuário: quem usa a rede apenas para envio e recebimento de e-mails, checar o Facebook e redes sociais, assistir alguns vídeos no youtube, entre outras atividades menos intensas. 

Moderado = Entre 5MB a 10MB por usuário: quem costuma conferir e-mail, checar as redes sociais, assistir Netflix, baixar filmes na internet, usar nuvens com frequência como o Google Drive ou DropBox. 

Heavy User = Entre 20MB a 25MB por pessoa: quem gosta de assistir  vídeos, baixar séries e filmes, jogar jogos online, acessar serviços de streaming ou trabalha em casa. 

Ao identificar o seu perfil, pense também sobre a rotina das pessoas com quem você convive.



Autor: Equipe de editores de alta tecnologia

A construção da Pacific Light Cable Network (PLCN), a primeira rede de cabos submarinos entre Los Angeles e Hong Kong, será responsável pela Pacific Light Data Communication e pela TE SubCom , com as quais o Google e o Facebook se aliaram.




Por exemplo, se existe um perfil Moderado e dois perfis Heavy User no local, uma velocidade de internet de no mínimo 60MB é o ideal.

A frequência de uso também deve ser levada em consideração. Não vale a pena investir em um pacote grande de internet se houver pouco uso.


2. Avalie a velocidade de download e upload

A velocidade de download refere-se à transferência ou quão rápido é puxar dados de um servidor. Boa parte do tempo em que um indivíduo usa a internet, de alguma forma ele estará realizando downloads. Um exemplo básico disso é acessar qualquer página da internet, pois para haver o carregamento daquela página os dados precisam ser baixados.

Já o upload irá se basear no tempo que as pessoas levam para enviar dados do computador para outros servidores. Como é o caso de quem precisa enviar vídeos pesados para o Youtube.

Neste caso, planos de fibra ótica costumam fornecer a velocidade de download e upload iguais, porém o preço da assinatura pode ser maior. 


3. Usa Netflix ou assiste muitos vídeos?

A velocidade de internet deve ter no mínimo 5MB para a qualidade padrão e 25MB para assistir em ultra HD. Esse número é o ideal para apenas um dispositivo, ou seja, caso exista mais de um dispositivos, é bem provável que haverá falha na conexão em um dos aparelhos. 


4. Melhor pacote para quem joga online?

A velocidade de download determina quais dados necessários precisam ser baixados no jogo. Enquanto a velocidade de upload realiza o contrário: envia os dados para o servidor, para os jogadores receberem as ações em tempo real.

Por exemplo: o jogo Street Fighter 5, durante 5 lutas de aproximadamente 15 minutos o consumo foi de 25 MB de download e 30 MB de upload. 

Por isso, é importante contratar um plano que tenha uma boa velocidade de download e upload.


5. O Ping é tão importante quanto a velocidade

O Ping é o tempo que um pacote de informações demora para ir até o servidor e voltar.

Quanto menor for esse valor, melhor, pois assim os comandos serão executados quase que instantaneamente, favorecendo àqueles que jogam online, por exemplo.

Um ping com valor alto só reforça que o equipamento pode não estar conectado à rede corretamente.


Por isso, é importante fazer testes de velocidade de internet para observar esse número e avaliar se aquele plano contrato realmente é o ideal.

De acordo com a Anatel, é importante observar também se o plano de serviços contratados prevê a redução ou corte de internet após o consumo da franquia. Tudo dependerá de políticas adotados pelos próprios provedores de internet.

157 visualizações

EMPRESA 100% LEGALIZADA 
Nossa empresa é homologada pela ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicação) para a prestação do Serviço de Comunicação Multimidia.

Onde estamos:
Rua Beira Linha, 35 - Loja 1
Aparecida - Cariacica - ES

Fale Conosco:
0800 434 3144
(27) 3098-9185
(27) 99574-8699
(27) 98818-2933 

Email: suporte@intervix.net.br

web site desenvolvido por Dudu Gonçalves